Fique em dia com as Obrigações Acessórias
As Obrigações Acessórias no ERP PROTHEUS deve ser um ponto de muita atenção para seu negócio evitar problemas com pagamento de impostos e tributos obrigatórios. Manter seu ERP PROTHEUS atualizado com todas as exigências fiscais e contábeis é uma forma de evitar erros de envio, informações incorretas e atrasos na entrega.
Os especialistas da Teho Conecta estão atentos ao calendário de Obrigações dos mais diferentes segmentos de mercado, conhecendo as especificidades do seu negócio e garantindo o pleno atendimento às determinações governamentais
Serviços para sua empresa cumprir as Obrigações Acessórias
As Obrigações Acessórias no PROTHEUS são levadas a sério na Teho Conecta. O calendário de obrigações federais, estaduais e municipais é coberto pelos nossos consultores, sempre atentos a mudanças na legislação e nas características fiscais e contábeis de nossos clientes.
Obrigações Acessórias mais comuns geradas ERP PROTHEUS
- EFD-Contribuições: Obrigação acessória para todas as empresas integrantes do SPED, trata-se da Escrituração Fiscal Digital a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da contribuição para o pis/pasep e da cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não cumulatividade.
- EFD-Reinf: Obrigação acessória para todas as empresas integrantes do SPED, trata-se da Escrituração Fiscal Digital das retenções e informações da contribuição previdenciária substituída.
- EFD-Sped Fiscal: Obrigação acessória para todas as empresas integrantes do SPED, trata-se da Escrituração Fiscal Digital de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da secretaria da receita federal do brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes as operações e prestações praticadas pelo contribuinte.
- DIRF: A Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte é também uma obrigação acessória, obrigatória para todas as empresas, independente da sua forma de tributação.
- ECD: A Escrituração Contábil Digital é o envio das escriturações contábeis da empresa ao Fisco, substituindo os antigos papéis contábeis para um formato digital.
- ECF: A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) informa todas as operações da empresa para a base de cálculo do IRPJ e da CSLL. A entrega é vinculada também à ECD, que deve ser recuperada no envio da ECF.
- eSocial: Plataforma nacional virtual para o envio de todas as informações previdenciárias, trabalhistas e tributárias das empresas de diferentes portes e segmentos de atuação.
- RAIS: Incorporada ao eSocial, as informações e cálculos da RAIS são delicados e necessitam de atenção especial para evitar problemas trabalhistas e de fiscalização.
- GIA: A Guia de Informação e Apuração do ICMS é uma declaração mensal, suas informações refletem a escrituração do Livro Fiscal Registro de Apuração do ICMS e serve como base para apuração do ICMS recolhido e os créditos adquiridos nas transações.
- Bloco K: Posição mensal do estoque final escriturado do período de apuração. Não informa valores monetários apenas quantidades.
- Obrigações Específicas: Alguns segmentos empresariais possuem legislações específicas que podem ou não ser atendidas pelo ERP Protheus, necessitando de integrações ou customizações para entrega das suas obrigações.